Esta semana vemos uma divisão extinta, uma divisão acesa, quatro contrastes e aprendemos a importância de nos tornarmos disponíveis para sermos usados por Deus.
Os cristãos de Antioquia ficaram muito animados com a carta dos apóstolos.
A nossa caminhada com Deus é feita através da fé em Jesus Cristo Judas e Silas eram líderes da Igreja de Jerusalém, que tinham viajado com Paulo e Barnabé para verificar a autenticidade da carta. Os apóstolos mandaram-nos regressar a Jerusalém, mas Silas preferiu ficar.
Porquê?
Ter uma compreensão profunda da Palavra de Deus ajuda-nos a andar nos caminhos de Deus e impede-nos de nos desviarmos para as nossas próprias ideias inventadas sobre Ele.
Depois de ter fortalecido a sua igreja natal, Paulo quis visitar de novo cada uma das igrejas que ele e Barnabé tinham plantado durante a primeira viagem missionária. Barnabé queria levar Marcos, mas Paulo recusou.
A sua discórdia foi tão forte que se separaram.
Marca abandonou a sua vocação quando as coisas se tornaram demasiado difíceis. Ele estava a trabalhar com Paulo e Barnabé para levar Jesus ao mundo gentio. Mas as coisas tornaram-se demasiado difíceis e ele foi-se embora.
E é o fim da sua história.
Barnabé não concordava com alguns pormenores da sua vocação. Achava que as coisas deviam ser de uma certa maneira. E quando as coisas não corriam como ele queria, decidia seguir o seu próprio caminho, em vez de ministrar humildemente para Deus.
E é o fim da sua história.
Judas preferiu regressar à sua posição familiar, cómoda e fácil. Ele tinha cumprido a sua missão e estava acabado. Não estava interessado em fazer parte do novo e excitante movimento de Deus. Estava satisfeito com uma vida cristã segura e sem intercorrências.
E assim termina a sua história
Silas estava atento ao que Deus estava a fazer e onde Deus se estava a mover. Mudou-se de Jerusalém para Antioquia para estar onde Deus se movia e foi recompensado ao ser convidado a mudar o mundo, levando Jesus aos que precisavam dele.
E isso é apenas o começo da Sua história
Que caminho quer seguir?
Conhecer bem a Bíblia permite-nos conhecer Deus e protege-nos dos falsos ensinamentos.
Cuidado com o orgulho - ele é insidioso e venenoso
Só Jesus nos torna justos para com Deus - não há nada que possamos fazer.